segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Fossa Séptica Biodigestora
















A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Casa da Agricultura (CATI), inaugurou o primeiro sistema de tratamento de esgoto na zona rural. O evento foi realizado no sítio Santa Rita na propriedade da Sra. Elza Sebastiana de Andrade Furlan.
Segundo a moradora, o esgoto era emitido a céu aberto, o que poderia ocasionar vários tipos de doenças.
Rodrigo o zootecnista da CATI, explicou as vantagens do sistema e a facilidade de implementação com objetivo de melhorar a qualidade de vida na zona rural.

A falta de água tratada e de esgoto sanitário provoca diarréia, hepatite, salmonelose e cólera, doenças que resultam em cerca de 75% das internações hospitalares.
O lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascente ou mesmo na superfície do solo pode causar doenças e para que isso não aconteça, devem ser tratados em fossas sépticas. No campo, a mais usada é a fossa negra que contamina os lençóis freáticos.
A fossa séptica nada mais é que um tanque enterrado, que recebe o esgoto, retém a parte sólida e inicia o processo de purificação da parte líquida, o qual é concluído através da filtração no solo.
A Embrapa Instrumentação Tecnológica, em São Carlos, SP, desenvolveu um sistema barato e eficiente para livrar o produtor dessas doenças e ainda ajudá-lo no cultivo de suas lavouras: é a fossa séptica biodigestora, que além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares. É uma fossa séptica de pequena dimensão e baixo custo.

1- Torneira de retenção do esgoto;
2- Válvulas de escape;
3- Curva longa de 90o em PVC;
4- T de inspeção;
5 e 6- Caixas de 1.000 L;
7- Torneira de saída do efluente.

COMO FAZER CONSTRUÇÃO

1. mistura com 50% de água e 50% de esterco bovino fresco (1ª vez – usar 20 litros da mistura e depois mensalmente 10 l dessa mistura)
2. A água desta caixa pode ser usada para fertirrigação...
3. ou liberada para o subsolo, sem risco para o lençol freático.

Montagem

1. Para montar a fossa séptica biodigestora você vai precisar de três caixas-d'água de mil litros cada. Como ficarão enterradas, recomenda-se o uso de caixas de fibra de vidro ou de cimento, pois esses materiais suportam altas temperaturas e duram mais. Antes de cavar os buracos no solo para colocar as caixas, você vai precisar furá-las para inserir os tubos de PVC. Utilize uma serra copo diamantada de 100 milímetros para fazer os furos. Caso não tenha essa ferramenta, marque o furo usando o cano como modelo e, com uma broca de vídia, de um quarto de polegada, faça pequenos orifícios. Com uma talhadeira, finalize o buraco e depois o lime com uma grosa. Os tubos e conexões devem ser vedados com cola de silicone na junção com a caixa.

2. Cave no solo três buracos de aproximadamente 80 centímetros cada para colocar as caixas. Conecte o sistema exclusivamente ao vaso sanitário. Não o ligue a tubos de pias, pois a água que vem delas não é patogênica. Além disso, sabão e detergente inibem o processo de biodigestão.

3. Utilize um tubo de PVC de 100 milímetros para ligar a privada a primeira caixa. Para facilitar a vazão, deixe este cano com uma inclinação de 5% entre o vaso e o sistema. Para não correr o risco de sobrecarrega, não use válvulas de descarga. Prefira caixas que liberem entre sete e dez litros de água a cada vez que é acionada. Coloque uma válvula de retenção (a) antes da entrada da primeira caixa para colocar a mistura de água e esterco bovino.

4. Ligue a segunda caixa a primeira com um cano curva de 90 graus (b). Feche as duas tampas com borracha de vedação de 15 por 15 milímetros (c) e coloque um cano em cada uma delas que servirá de chaminé (d) para liberar o gás metano acumulado. Não vede a terceira caixa, pois é por ela que você irá retirar o adubo líquido. Entre as três caixas, coloque um T de inspeção para o caso de entupimento (e).

5. Caso você não queira utilizar o adubo, faça na terceira caixa um filtro de areia para permitir a saída de água sem excesso de matéria orgânica. Coloque no fundo uma tela de nylon fina. Sobre ela, ponha uma camada de dez centímetros de pedra britada número três e dez centímetros da de número um, nessa ordem, e mais uma tela de nylon (f). Depois, coloque uma camada de areia fina lavada. Instale um registro de esfera de 50 milímetros para permitir que essa água vá para o solo (g).

Um comentário:

  1. Olá André,
    Você tem bons materiais aqui hem!!! A partir de agora serei seguidora de seu blog e inclusive, vou analisar a com mais rigor esse projeto de foças sépticas para a zona rural, achei super sustentável. Parabéns!
    Att,

    Elis
    http://elis-sansil.blogspot.com/
    elis.sansil@hotmail.com

    ResponderExcluir